• Inscreva-se no RSS da Catedral
    Listagem de "Fotos"

    142 anos de Catedral Metodista – 06/09/20

    12 set 2020   //   por admin   //   Colunas, Fotos  //  Sem comentários

    ANIVERSÁRIO EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO

    Quando redigi esse texto, estávamos enfrentando tempos que denominamos “novo normal”. Em plena evolução da pandemia de Covid-19, que deixou, não só o Brasil, como toda a humanidade em pânico.

    No dia 02 de agosto, após uma angustiante espera, a Catedral abriu suas portas para a celebração limitada de um culto presencial, mas que já nos deu novo alento.

    Em quarentena obrigatória, por conta da faixa etária e comorbidades, decidi basear esse texto, dividindo-o em duas sequências diferentes de dois salmos que somados configuram o número 142, que hoje celebramos.

    A primeira passagem está configurada no salmo 42: “Por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a Ele meu auxílio e Deus meu.”.

    O texto exprime um espírito angustiado, mas de fé inabalável, de que, um dia, a perturbação cessará e voltaremos a louvar ao Deus da nossa salvação.

    Para complementar o somatório festivo, temos então o salmo 100, que se atribui ao rei Davi, cujo título: “Hino de ingresso ao templo”, exprime perfeitamente o sentimento que teremos no reingresso, no “regresso ao templo”. Não tenho ideia de como estará a situação neste mês de setembro, mas seja da maneira que for, em presença física ou virtual, entoaremos este salmo, celebrando os 142 anos abençoados, desta catedral.

    No salmo 42, intitulado “A alma anela por Deus” de autoria de um dos filhos de Corá, que eram levitas. O registro histórico indica que o autor vivia em exílio, longe de Jerusalém, daí o saudosismo apontado nos versículos a seguir descritos, que falaram ao meu coração, com sentimento similar ao nosso, afastados de nossa querida Catedral. Diz o texto:

    Versículo 04

    “Lembro-me dessas coisas e dentro de mim se me derrama a alma, de como passava eu com a multidão do povo e os guiava em procissão à casa de Deus, entre gritos de alegria e louvor, multidão em festa”.

    Versículo 11

    “Por que estás abatida ó minha alma?”

    Salmo 100 – “Salmo de ação de graças”

    “1 Celebrai com júbilo ao Senhor todas as terras.

    2 Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante Dele com cântico.

    3 Sabei que o Senhor é Deus; foi Ele quem nos fez e Dele somos, somos seu povo e rebanho de seu pastoreio.

    4 Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhes graças e bendizei-lhe o nome.

    5 Por que o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.”

    Parabéns, querida Catedral. Deixo a frase cantada em louvor “Por maior que seja o gigante, muito maior é a mão de Deus”.

    Deus seja louvado.

    (Texto de Antonio Cesar de Azevedo Matola)

       

    Culto com acolhida – Pra. aspirante Flávia Martins Souza – Participações especiais de Sandra Lopez (Methodist Church in Great Britain) – Mensagem: Mrs. Carolyn Lawrence (Vice-presidente Methodist Church in Great Britain) – 16/02/2020

    18 fev 2020   //   por admin   //   Fotos  //  Sem comentários

    Culto com acolhida Pra. aspirante Flávia Martins SouzaParticipações especiais de Sandra Lopez (methodist Church in Great Britain)Mensagem – Mrs. Carolyn Lawrence (Vice-presidente Methodist Church in Great Britain)16 FEV 2020 – 11h

       

    Páginas:1234567...26»