• Inscreva-se no RSS da Catedral

    SEUS PROBLEMAS PARECEM UM DILÚVIO NA SUA VIDA?

    1 dez 2015   //   por   //   Colunas  //  Sem comentários

    Buscando um discernimento sobre o dilúvio

    Em Gênesis 6 e 7, vemos que, como nos nossos dias, o mundo estava corrompido e cheio de violência, a tal ponto, que Deus resolveu exercer JUÍZO sobre toda a terra, porque até os animais tinham se contaminado. Todaa população da terra deveria morrer neste juízo de Deus, inclusive os animais. Naquele momento a condenação à morte por causa do pecado, seria cobrado de imediato e de uma vez só. Nos nossos dias, a condenação é a mesma – “o salário do pecado é a morte”, Rom. 6.23. Entretanto a condenação não está sendo aplicada de imediato, nem tem atingido a todos ao mesmo tempo, como foi no dilúvio.  

    Artigo 171 - Problemas pessoais no trabalho

    Apenas um homem, em toda a terra, chamado Noé, foi considerado justo e íntegro entre os seus contemporâneos e por isto achou graça diante de Deus; ele andava com Deus. Mesmo com “todo mundo” corrompido, é possível haver pessoas que se mantém íntegras, sem se isolarem ou se esconderem, mas vivendo normalmente e mesmo assim “achando graça” diante de Deus.

    Por ter achado graça diante de Deus, Noé recebeu também Sua orientação sobre o que fazer, para se salvar do juízo de morte. O plano de Deus incluía a família de Noé e os animais designados por Deus. O que Deus orientou não era complicado, mas era trabalhoso e iria parecer loucura pra todo mundo: construir uma grande embarcação de três andares em um local totalmente inadequado, longe de qualquer rio, lago ou mar. Qual seria a sua utilidade? Deus deu o nome de Arca a esta grande embarcação. Agora, além de justo, íntegro etc, Noé tinha que ter fé (certeza das coisas que não se veem) e paciência para aturar toda a gozação das pessoas que zombavam dele e o agrediam com palavras.

    A arca representa a Igreja, corpo de Jesus! Lugar de salvação, de livramento e libertação! Lugar de relacionamento santo e sadio. Lugar onde Deus se manifesta a nós. Lugar onde aprendemos a esperar no Senhor. Tudo pela Graça do Senhor! Estamos todos nesta arca, e por isto damos glória a Deus! Quando Noé entrou na Arca, juntamente com sua família, Deus disse que estava fazendo uma ALIANÇA com ele, uma aliança que corresponde a uma capacitação de Deus, uma unção, para fazer tudo que era necessário dentro da arca. Depois que a arca foi fechada por fora, por Deus, não havia mais alternativa de ir para o mundo e “voltar para a arca”, como muitos têm feito, mas tinham que “PERMANECER ATÉ QUE”.

    Noé, sua família e os bichos permaneceram um ano dentro da Arca. Qual seria a rotina diária de cada um? Havia muita coisa para ser feita: lavar roupa, preparar os alimentos para cada refeição, lavar louças e panelas, limpeza dos cômodos usados pela família e do lugar onde ficavam os animais, alimentar apropriadamente todos os animais, achar uma maneira de armazenar o lixo e os dejetos (não havia como jogar para fora). No princípio era fácil louvar a Deus pela salvação, pelo livramento, pela comunhão da família, mas com o tempo veio a rotina, a mesmice, o não ter aonde ir. Quanto aos animais, não bastava alimentá-los; era necessário tratar deles. Imagine, um ano dentro daquela arca, tendo que esperar, esperar…

    Com certeza todos nós temos nossos problemas, nossas dificuldades, que muitas vezes parecem um verdadeiro dilúvio em nossa vida, e parece que não acabam nunca. O dilúvio está arrasando com tudo, parece que não vai sobrar nada para contar história. Noé entrou na Arca um mês depois de completar 600 anos e saiu no segundo mês após completar 601 anos. Estamos caminhando rapidamente para mais uma passagem de ano. Você suportou até aqui! O dilúvio já passou e as muitas águas se escoaram. O corvo enviado por Noé não voltou, significando que encontrou alimento. A pomba voltou com uma raminho de oliveira no bico. Deus já preparou uma nova unção para fazermos a vontade do Senhor. O tempo de sair da arca, e, novamente, possuir a terra, segundo o plano e a visão de Deus, está chegando (arrebatamento, bodas do Cordeiro, grande tribulação e milênio) precisamos estar preparados! Maranata!

    Isto significa também que os seus problemas e dificuldades que semelhantes a um dilúvio assolavam a sua vida, chegarão ao fim. Muitos dizem que passagem de ano é tudo igual, um dia como outro qualquer, mas para os que creem não é assim, principalmente quando Deus fala e nesta passagem de ano Ele certamente vai falar conosco: Não temas, o dilúvio na sua vida cessou, receba o livramento que você tanto esperava!

    A Paz do Senhor!

     

    _ _

    Alcides de Moraes Mendes – mineiro, casado, pastor aposentado da 4ª RE (MG/ES)

     

    Deixe um comentário