• Inscreva-se no RSS da Catedral

    O Sucesso, o que é??

    23 nov 2013   //   por   //   Colunas  //  2 comentários

    Me chamou a atenção neste sábado 23, quando assistia ao Globo Esporte, enfim, para ter notícias de meu quase rebaixado Vasco, uma imagem do atual campeão de 2013 o Cruzeiro, desfilando no campo com uma faixa escrita “Jesus sucesso com Ele” algo assim. Os jogadores, ou sei lá quem teve a ideia de criar esta faixa, atribuindo o título de campeão brasileiro 2013 ao fato de Jesus estar no meio dos jogadores ou de alguns. Ou seja, no meio de um grupo de uns 30 jogadores que formam o elenco, sem contar treinador e comissão técnica, é óbvio que devem ter vários evangélicos ou simpatizantes, mas com certeza tem vários jogadores de outras religiões ou ateus. Assim como, nas outras equipes que estão em segundo lugar ou na zona de rebaixamento para o ano que vem, temos vários atletas compromissados com o evangelho e outros não.

    Portanto, se o sucesso do campeão é o fato de eles terem Jesus, que Jesus é esse que os outros times que não foram campeões e que podem ser rebaixados têm?? Preocupante essa mistura de Fé em Jesus com o fato de serem campeões. Jesus não joga, não treina, não dá as táticas do time, não apita quando rola um erro contra o Cruzeiro, portanto no meu entendimento, Jesus não está neste contexto de sucesso e sim, muito trabalho, muita dedicação, bom elenco e o envolvimento de todos do time do Cruzeiro.

    O que os jogadores crentes que não foram campeões podem pensar?? A fé deles é pequena. O Jesus deles não opera no time deles. É um erro, uma infelicidade em se expressarem dessa forma. Acredito que Jesus, Senhor dos Senhores, pode agir na vida de um atleta que segue a fé, assim da mesma forma que qualquer trabalhador, qualquer ser humano que seja crente em Jesus possa alcançar ou não esse sucesso que foi o fato de ser campeão. O que nos leva a refletir, se ser campeão com a chancela evangélica, messiânica do tipo : Jesus veste a camisa do Cruzeiro, ou como falávamos no passado “Deus é brasileiro” é válido, é decididamente relevante, ou real.

    Pra você ser campeão na vida, é ter sucesso? Ou o sucesso é a vida eterna com Jesus?

    Nas redes sociais, principalmente no facebook, tem passado um post escrito: “que sucesso é partilhar mais com outros, rir, ser família etc”, ou seja, coisas simples.

    A Bíblia não fala muito sobre o tema sucesso, mas dá algumas pistas com outros termos semelhantes. Jesus, esse mesmo da faixa do Cruzeiro, deixou um ensinamento bastante direto aos 12 discípulos e para nós milhares pelo mundo em Mateus 20 versos 25 a 28 – “Então Jesus chamando-os a si, disse: Bem sabeis que os governadores dos gentios os dominam e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós. Pelo contrário, todo aquele que, entre vós, quiser tornar-se grande, seja vosso servo, e quem dentre vós quiser ser o primeiro(campeão, vencedor), seja vosso servo – tal como o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”

    O Apóstolo Paulo dá outra pista sobre o sucesso em Filipenses 3 versos de 12 a 14 – “não que já tenha alcançado, ou que seja perfeito,mas prossigo par alcançar aquilo para o que fui alcançado por Jesus Cristo. Irmãos não julgo que o haja alcançado. Mas uma coisa faço e é que, esquecendo-me das coisas que para trás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o ALVO, pelo prêmio da soberana vocação que há em Cristo Jesus”.

    2014 vem aí e com ele novas perspectivas para a vida, novos desafios, sonhos e projetos se aglomeram em nossos pensamentos. 2014 trará também a Copa do Mundo de Futebol FIFA, onde temos vário jogadores evangélicos, onde temos uma nação com quase 50.000.000 de evangélicos pelas projeções e último censo. Se o Brasil ganhar a Copa será Jesus que operou, e se perder será que Jesus não esteve com o grupo.

    Esqueça isso, siga para o alvo, para a verdadeira vocação, e para servir ao Deus e ao próximo.

    E o sucesso……! A Deus pertence.

    Em Deus.

    _ _

    Jose Augusto Catharino

    Membro da Catedral Metodista do Rio de Janeiro, atua na Comunicação.

    2 comentários

    • Ótima reflexão, José Augusto!
      Jesus está conosco, ganhando ou perdendo ali está… sempre!

      • show!!

    Deixe um comentário