• Inscreva-se no RSS da Catedral

    O que está acontecendo?

    19 mar 2014   //   por   //   Colunas  //  Sem comentários

    A bíblia em João 1 do verso 1 até o 12 que começa assim – “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 – Ele estava no princípio com Deus. 3- Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4 – Nele, estava a vida e a vida era luz dos homens; 5 – e a luz resplandece nas trevas não a compreenderam. 6 – Houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. 7 – Este veio para testemunho para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele. 8 – Não era ele a luz verdadeira que alumia a todo o homem que vem ao mundo, 10 – estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu. 11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12 – Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que creem no seu nome “ e esse nome é o nome de Jesus.

    Pergunto o que está acontecendo conosco e na sociedade em geral. Só vimos e ouvimos de mazelas humanas, corrupções generalizadas, É impossível convivermos com tantas coisas ruins acontecendo, por exemplo, apenas em nossa cidade no Rio de Janeiro. Menores abandonados e furtando e assaltando sem que o poder público faça algo real. O avanço cada vez maior das drogas, principalmente do crack nas nossas esquinas e debaixo de nossas janelas, e ficamos impotentes. A violência explodindo de forma descontrolada, vide, o fato lamentável em Madureira esta semana, em que a mulher foi baleada e depois arrastada por 250 metros pelo carro da polícia militar. Governantes despreparados? Sociedade despreparada? Famílias perdidas? E a Igreja Militante onde fica?

    Eu provavelmente junto com você que está tendo a oportunidade de ler está se sentindo tão aviltado como eu. Estamos neste Brasil perdidos e só podemos contar coma proteção, com o auxílio, com a mão de Deus, daquele que é o Verbo e veio para o meio de nós e nós não o recebemos. Será que é isso que está faltando às sociedades num contexto mais generalizado? A falta de Deus, de Jesus, de amor, da luz verdadeira?

    Até quando nós iremos nos calar diante das perversidades humanas. Até quando iremos fazer “ouvidos de mercador”, ao clamor das ruas, das pessoas necessitadas. A Igreja militante também está perdida, pois ela é feita de gente, e de gente que está perdida, receosa com tudo que ocorre no seu bairro, no seu prédio, na sua rua, na sua cidade.

    A cada dia parece que já estamos iniciando os momentos do fim. É ao avião da Malásia que some misteriosamente. É uma atrocidade como a de Madureira. É um pai de família que vemos desempregado chorando por não ter como sustentar sua família por causa do desemprego. São os idosos doentes sem podermos ajudar em praticamente nada, pois nosso sistema de saúde faliu. Crianças perdidas.

    Temos de voltar ao início onde o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e veio para nós, e temos de recebê-lo.

     

    Em Deus, nosso Pai.

    _ _

    Jose Augusto Catharino

    Membro da Catedral Metodista do Rio de Janeiro, atua na Comunicação.

    Deixe um comentário