• Inscreva-se no RSS da Catedral

    Natal – é tempo!

    26 dez 2014   //   por   //   Colunas  //  1 comentário

    Natal – é tempo!

    (Mateus 1,18–2,12; Lucas 1,26-38)

     

    1. Tempo de Deus fazer milagres (Mt 1,18) Maria fica grávida sem ter estado com José!

    2. Tempo de ter coragem para receber o milagre e o desafio de Deus (Lc 1,26-38) Maria recebe o anúncio de que será mãe e sabe exatamente todas as implicações que isto acarretaria, não só para ela, mas também para José e para suas famílias.

    3. Tempo de preparo (Lc 1,46-56) Maria vai até a casa de Isabel, que estava grávida depois de uma vida estéril… lá Maria cuida de Isabel e se prepara para ser mãe, como acontece com toda mulher. Deus cuida de todos os detalhes para encorajar

    Maria em sua missão!

    4. Tempo de ouvir a Deus mesmo que seja loucura – e obedecer-Lhe (Mt 1,19-25) José, em um sonho, ouve que precisa ficar com Maria, mesmo contrariado, e resolve obedecer à voz do anjo que lhe falara. Casa-se com Maria e, mesmo sendo seu marido, não a toca até que Jesus nasça!

    5. Tempo de deixar os preconceitos (Mt 1,24) Ainda que José pensasse inicialmente que Maria estava grávida de outro homem e que ele fora traído, fez como o anjo do Senhor lhe dissera e casou-se com ela!

    6. Tempo de proclamação e confirmação de promessas (Mt 2,1-6) Os três magos vêm do Oriente, após ouvir que era nascido o Rei dos judeus, a confirmação da profecia de Miqueias 5,2: E tu, Belém, terra de Judá… de ti sairá o guia que há de apascentar o meu povo, Israel.

    7. Tempo de discernimento (Mt 2,7-12) Ainda que Herodes pedisse aos magos que voltassem e lhe dissessem onde estava Jesus, eles ouviram em sonho que não deveriam fazer isso, discerniram que era Deus lhes falando e retornaram à sua terra por outro caminho.

    8. Tempo de se deixar ser guiado por Deus e se alegrar com o resultado (Mt 2,9-10) Os três magos, que certamente entendiam de astronomia e astrologia, deixaram-se ser guiados por uma estrala, a mesma que os alegrou quando chegaram ao seu destino – ver Jesus!

    9. Tempo de render adoração a Jesus com nossas vidas! (Mt 2,11) Os magos entregaram o que tinham de melhor e assim adoraram a Jesus com presentes – ouro, incenso e mirra, respectivamente símbolos que falam que nasceu nosso rei, sacerdote e profeta!

    Feliz Natal!! E que o Deus que se fez gente nos traga desafios e milagres!!!

    _ _

    Alessandra Viegas, membro da Catedral, é professora, Coordenadora de Ensino e Capacitação e professora da Escola Dominical.

    1 comentário

    • Graça e Paz!

      Sou neta do falecido Rev. Elias Escobar Gavião da Igreja Metodista do Rio de Janeiro, e quero dividir com a irmã uma experiência que eu estou passando, ainda hoje, com Deus sobre o Natal.
      Não consigo desmontar a árvore de Natal, deixando-a acesa todos os dias (dia e noite), sentindo uma Alegria e uma Paz tão grande como nunca senti.
      Peço a Deus desde o dia 06/01/2015 que me explique o porquê de não conseguir desmontá-la. O quê está acontecendo? Aí, hoje senti um impulso de assistir um culto ao vivo na internet e comecei a buscar, quando eu vi algo explicativo sobre Natal no site da Igreja Metodista. Fiquei impactada! Aleluia!!!
      Agradeço a Deus por você ter sido mensageira Dele pra mim. Irmã querida, determino pra tua vida no Nome de Jesus Cristo, que Deus continue te abençoando com: Humildade, Sabedoria Divina…, e que tu continues sendo sempre essa serva fiel fazendo sempre a sua parte em realizar a Vontade de Deus. Amém.

      Abraço fraterno,

      Edy Carvalho Gavião da Cruz

      Rio, 01/02/2015

    Deixe um comentário