Advento II
Texto: Is. 11:1-2
O nome de Isaías significa “Salvação de Jeová”. É considerado o maior dos profetas e aquele que anunciou o Messias com maior riqueza de detalhes. É chamado de “o profeta evangélico”. Profetizou por um período de cerca de 50 anos, por volta do ano 700 a.C. (740 a 695). Era neto do Rei Joás e primo do Rei Uzias. Profetizou durante o reinado de Uzias, de seu filho Jotão, depois Acaz, Ezequias e Manassés, que teria mandado matá-lo de maneira cruel, enfiando o profeta no tronco oco e seco de uma árvore e serrando o tronco no meio (segundo a tradição judaica). O contexto da profecia do cap. 11 é de Deus exercendo juízo sobre o reino do norte, Israel, por causa da sua grande desobediência. Deus permitiu que os Assírios invadissem e destruíssem o reino do norte e até mesmo ameaçasse fazer o mesmo com o reino do sul, Judá. Famílias inteiras foram dizimadas, destruídas. A figura da árvore tombada, representa a família destruída. O cap. 6:13 fala de árvores desfolhadas e derrubadas, das quais sobraram somente o toco.
- “tronco de Jessé”
A profecia de 11:1 parte da idéia da árvore derrubada, da qual deixaram somente o toco. Tronco de Jessé fala da família de Jessé, que ficou no toco, isto é, já não há possibilidade de recuperação, de livramento, humanamente falando. Só mesmo acontecendo coisa nova!
- “brotará um rebento”
A palavra original em hebraico é hôter que dá idéia de broto delicado, rebento novo e fino que começa a subir! É nova vida! Salvação! É milagre! Coisa nova que sai do toco aparentemente destruído. É isso que o Messias é! Aleluia!
- V.2 – “e repousará sobre ele o Espírito do Senhor…”
Este broto novo, da raiz de Davi, tem algo diferente: a presença do Espírito Santo, que produz frutos na personalidade de quem é renovo! São os sete espíritos de Deus, conforme Ap. 5:6b.
Espírito do Senhor – que unge, que capacita, que testifica do Senhorio de Deus, Todo Poderoso!
Espírito de Sabedoria – capacidade de discernir a natureza, a origem das coisas, principalmente as espirituais.
Espírito de Entendimento – capacidade de diferenciar as coisas, “o que é o quê”, sem se deixar enganar.
Espírito de Conselho – dom de formular conclusões corretas.
Espírito de Fortaleza – energia necessária para colocar em prática as conclusões.
Espírito de Conhecimento de Deus – que se forma dentro da comunhão amorosa com Deus.
Espírito de Temor do Senhor – é um temor absorvido pela reverência. gera vida, e aqui gera vida eterna, é o único que tem esta condição!
Embora o pecado e a desobediência tragam conseqüências desoladoras para as pessoas, suas famílias e toda a nação há um Deus que provê o livramento através do seu Filho Unigênito, a RAIZ DE DAVI, o renovo que salva, que cura, e que batiza com o Espírito Santo, cujas manifestações estão tão bem profetizadas neste texto. Natal é isto! Amém!
_ _
Alcides de Moraes Mendes – mineiro, casado, pastor aposentado da 4ª RE (MG/ES)